19/02/2024
O que é caracterização vegetal?
A caracterização vegetal é uma ferramenta importante na formulação do laudo de flora, que é imprescindível para o estudo do meio biótico e consiste na avaliação técnica da vegetação presente em uma área de interesse, incluindo informações sobre sua composição e estado de conservação.
Além disso, a caracterização vegetal pode ser usada para medir o crescimento das plantas e ajudar a identificar doenças, pragas e infestações, também sendo capaz de analisar diversas características como cor da folha, altura e distribuição de biomassa, possibilitando a detecção antecipada de condições adversas e permitindo que medidas sejam tomadas antes que grandes impactos ocorram.
O principal meio de se realizar a caracterização é o levantamento em campo e, com auxílio da tecnologia atual, como imagens de satélite, drones e sensores de solo, é possível obter uma vasta informação sobre as condições.
Levantamento em Campo: é o principal método de realização da caracterização vegetal e consiste em uma análise primária conduzida por um botânico, cuja função é identificar as espécies que estão presentes na área de interesse. Além disso, também é realizado um levantamento florístico, fitossociológico e fitofisionômico da flora local, proporcionando uma visão abrangente do ecossistema.
Drones: Os drones são uma ferramenta, equipados com câmeras e sensores especializados, que podem ser utilizados para sobrevoar regiões específicas e obter imagens de alta resolução de áreas pequenas e terrenos complexos. Estas imagens podem detectar problemas de saúde das plantas, como pragas e doenças, antes que eles se tornem uma ameaça maior.
Imagens de satélite: oferecem uma análise ampla e contínua do ambiente vegetal ao longo do tempo, permitindo uma melhor análise das mudanças sazonais, índices de crescimento e do desenvolvimento da área. A capacidade de capturar dados em diferentes espectros e resoluções e o uso do sensoriamento remoto fornece informações sobre a cobertura vegetal e padrões espaciais, sendo possível trabalhar com aspectos eletromagnéticos e índices de infravermelho, que ajudam a identificar a saúde das plantas, possibilitando a detecção precoce de estresses ambientais, como deficiências nutricionais e condições climáticas adversas.
Sensores de solo: além de também monitorar o crescimento das plantas, são capazes de coletar dados ambientais importantes para a compreensão completa do ecossistema. Ao medir a temperatura do solo, a umidade e outros fatores ambientais, esses sensores fornecem dados sobre as condições reais, sendo capazes de identificar a deficiência de nutrientes e a compactação do solo, fornecendo uma compreensão maior das interações entre o solo, as plantas e os fatores ambientais.
A caracterização vegetal tem um papel fundamental na formulação de laudos de flora, sendo eficiente no monitoramento de áreas verdes, permitindo assim, por meio dos laudos, que órgãos e instituições ambientais avaliem solicitações que envolvam a supressão de vegetação, impedindo que os limites aceitáveis de desmatamento não sejam ultrapassados e que técnicas de compensação sejam devidamente realizadas.